BLOG ANCHIETA PEÇAS

Dicas e informações para acompanhar você na estrada

DICAS PARA CAMINHONEIROS, SEGURANÇA NA ESTRADA | 26/01/2021

Distribuição de carga: saiba como organizar o material de forma correta

A Anchieta Peças preparou um artigo sobre distribuição de carga, para você evitar o excesso no transporte!

A distribuição de carga de forma correta e adequada faz toda a diferença no transporte de materiais. Isso porque, além da organização, distribuir o carregamento também é questão de cuidado. Além disso, a lei faz parte do Código de Trânsito Brasileiro que determina regras fundamentais para o transportes de mercadorias.

Pensando nisso, a Anchieta Peças separou alguns fatores que mostram o problema de transitar com excesso de carga em rodovias de todo o país. Para deixar sua viagem ainda mais completa e segura, nossa loja online oferece produtos indispensáveis com pagamento facilitado. Aproveite!

Como calcular o limite de carga para o veículo?

O artigo 100 do CTB, ou Código de Trânsito Brasileiro, prevê que nenhum veículo pode transitar com o Peso Bruto Total (PBT) superior ao determinado, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração do caminhão. Dessa forma, é preciso estar atento para fazer a distribuição de carga corretamente.

Para isso, o primeiro passo é certificar-se de que a carga esteja bem distribuída por todo o eixo traseiro do caminhão. Caso a mercadoria não ocupe o espaço completo, o ideal é distribuí-la em partes iguais pela frente e traseira da carroceria, deixando o meio livre.

Além disso, outros fatores também influenciam na hora de fazer o carregamento do caminhão e, assim, transportar a carga em segurança. Entre eles, é importante seguir algumas dicas, como:

  • Manter os itens maiores deitados;
  • Redobrar a atenção com cargas de alta densidade,
  • Amarrar as cargas corretamente e fechar bem a carroceria.

Quais os principais problemas da má distribuição de carga?

Agora que você já conhece algumas dicas de como fazer a distribuição de carga na carroceria, é hora de redobrar os cuidados e pensar nos danos que o transporte inadequado de mercadorias pode trazer para o seu dia a dia.

Afinal, o excesso de carga no caminhão pode resultar em inúmeros problemas. Entre eles, o comprometimento da direção, desgaste das rodovias, danos ao veículo, multas, atrasos nas viagens e muito mais.

O dano pode afetar o lado financeiro também, já que a multa é de R$195,23 e, ainda, pode resultar em até 5 pontos na CNH do motorista. Isso sem falar na apreensão do veículo. Além disso, o excesso e má distribuição de carga oferece riscos à viagem e, ainda, dificulta a direção em curvas e manobras delicadas.

Encontre os melhores acessórios para caminhão na Anchieta Peças!

Com um catálogo variado, a Anchieta Peças oferece produtos indispensáveis para o bom funcionamento de caminhões e ônibus. Entre as peças, é possível encontrar itens essenciais para a parte mecânica, elétrica, traseira e muito mais. Confira!

Flange Diferencial 2T2525459B 17NLS40-109C 500056769

Distribuição de carga | FLANGE DIFERENCIAL 2T2525459B 17NLS40-109C 500056769 | Blog Anchieta Peças

Mancal Central 2P0598351 212279-1X 503356431

Distribuição de carga | MANCAL CENTRAL 2P0598351 212279-1X 503356431 | Blog Anchieta Peças

Diferencial Posterior MR145 37X7 CAMINHÃO FORD CARGO

Distribuição de carga | DIFERENCIAL POSTERIOR MR145 37X7 CAMINHÃO FORD CARGO | Blog Anchieta Peças

Rolamento Capa e Cone 2S0501319E 802610 BG9X1238GA

Distribuição de carga | ROLAMENTO CAPA E CONE 2S0501319E 802610 BG9X1238GA | Blog Anchieta Peças

Compre peças para caminhão na Anchieta Peças!

Para manter o caminhão funcionando corretamente, é preciso investir em peças ideais para a manutenção do mesmo. Assim, além de uma boa distribuição de carga, você também garante o bom funcionamento do veículo. Por isso, aproveite o pagamento facilitado da Anchieta Peças com parcelas em até 6x sem juros e 5% de desconto na primeira compra. Isso sem falar na entrega para todo o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *