Categorias | 13/09/2022
Novato no volante? 8 dicas para dirigir pela primeira vez na estrada
Conquistar a tão sonhada CNH é um momento especial na vida das pessoas de todas as idades, no entanto, dirigir pela primeira vez na estrada pode ser desafiador, ainda mais se tratando de veículos pesados.
Atualmente, é comum encontrar jovens se aventurando como caminhoneiros. E contar com alguns truques, ajuda a não ficar em saias justas na estrada. Afinal, a rotina dentro de uma cabine de caminhão não é fácil, são muitos dias longe de casa e, às vezes, trânsitos intermináveis na rodovia.
Por conta disso, a Anchieta peças preparou uma lista para você se sair bem ao volante. Confira!
8 dicas para cair na estrada sem medo e com segurança
1. Posição de dirigir confortável
Encontrar a posição correta para dirigir assegura a segurança e conforto, principalmente por longos períodos. O ideal é que as costas e quadris estejam posicionados de modo firme contra a parte de trás do assento. Assim, o motorista consegue ter maior controle na condução do veículo.
2. Não esqueça os cintos de segurança
Pode soar repetitivo, mas não se esqueça de ajustar espelhos e retrovisores, e principalmente não deixe de usar o cinto de segurança veicular. Ele é a primeira barreira de proteção na estrada. Uma vez que em acidentes, o acessório evita que o motorista seja arremessado.
3. Profissionalize-se
Se pretende atuar como motorista profissional, se profissionalizar é fundamental. Afinal, os empregadores procuram trabalhadores cada vez mais capacitados, preparados para resolver e evitar incidentes. Além de apresentarem ótimo rendimento, assim como aplicam a direção defensiva na estrada.
Dessa forma, com um bom planejamento, é possível investir em treinamentos, cursos e especializações no transporte de cargas, apesar da rotina extensa de caminhoneiro.
4. Conheça muito bem o veículo
Antes de dirigir pela primeira vez, fique íntimo do carro ou caminhão. Treine os comandos, como troca de marchas, setas, pedal, acionamento dos faróis e limpadores, até que as ações fiquem automáticas e você saiba onde estão sem que precise olhar ou “se lembrar”.
5. Paciência e cuidado são seus maiores aliados
Rodovias são movimentadas de carros, motos e outros caminhões, portanto exigem atenção redobrada e muita paciência. Fique de olho na estrada e mantenha distância segura do veículo da frente, assim você consegue reagir antes de qualquer incidente.
Previna manobras bruscas, evitando ultrapassagem em lugares não permitidos e freadas repentinas que podem causar acidentes graves. Além disso, é essencial respeitar a velocidade permitida nas vias, e adotar medidas cautelosas em meio a chuva e neblina.
6. Se possível, dirija em horários calmos
Priorize os períodos de tráfego tranquilo. Em geral, o trânsito é mais intenso nos inícios da manhã e aos fins da tarde, portanto, evite o horário do rush até que esteja seguro e confiante.
7. Cuide da sua saúde
Trabalhar como caminhoneiro pode impactar negativamente na saúde de motoristas novatos. Afinal, são muitas horas sentado na mesma posição e a alimentação acaba sendo negligenciada com muita fritura e gordura.
Por isso, é primordial cuidar da saúde. Escolha comidas mais saudáveis e se hidrate durante o dia. Fazer paradas de descanso também contribui para melhor qualidade de vida. Não precisa ser por longas horas, quinze ou vinte minutos a cada cinco horas para alongar as pernas, coluna e pescoço é suficiente.
8. confira o funcionamento do veículo
Conferir se está tudo funcionando bem com o caminhão ajuda a não ficar na mão na estrada. Por isso, se planeje para realizar a manutenção preventiva sempre que for encarar longas distâncias. Assim, garante uma jornada tranquila e segura.
Conheça a Anchieta Peças!
Agora, com essas dicas, você está preparado para dirigir pela primeira vez nas estradas e rodovias. Além disso, se estiver precisando de peças de motor, chassi, filtros e lubrificantes, encontre componentes de alta qualidade para o seu caminhão na Anchieta Peças. Acesse nosso site e aproveite as ofertas.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *