BLOG ANCHIETA PEÇAS

Dicas e informações para acompanhar você na estrada

Categorias | 16/11/2021

Disco de freio caminhão: tudo o que você precisa saber sobre a peça

Entenda a importância do disco de freio para o funcionamento do sistema de frenagem do seu caminhão! 

O disco de freio caminhão é uma peça essencial para o funcionamento dos veículos. Mas, você sabe de fato como ela atua no sistema? Sabe quando é preciso realizar a troca e qual modelo comprar?

Por isso, dedicamos este artigo exclusivamente ao tema. Nosso foco será tirar todas as suas dúvidas sobre o  disco de freio, com uma matéria completa. Então continue com a gente e deixe a saúde do seu veículo sempre em dia! 

O que é disco de freio?

Em primeiro lugar, é preciso reforçar que o sistema de frenagem dos automóveis é composto por uma série de peças que se relacionam, tornando possível um funcionamento adequado e seguro do caminhão. 

Seja um veículo de pequeno, médio ou grande porte, o freio é essencial para a segurança na estrada, já que é responsável por parar a movimentação. Nesse sentido, o disco de freio é uma peça-chave para esse mecanismo funcionar, localizada nos cubos de roda do eixo dianteiro.  

Qual a importância da peça para o sistema? 

O disco de freio caminhão é responsável pela resposta do veículo ao comando do motorista. Sendo assim, quando o mesmo pisa no pedal de freio, as pastilhas entram em atrito com os discos, diminuindo gradativamente a velocidade do automóvel.

Como saber se está na hora de trocar?

Trepidações, barulho nas rodas ao frear e alterações no pedal. Esses são alguns dos sintomas de que o seu veículo está apresentando problemas no freio de caminhão e, portanto, merecem a sua atenção.

No entanto, só um profissional poderá de fato avaliar e identificar onde a falha se instaurou. Por isso, lembre-se de realizar uma revisão automotiva com regularidade e evite dores de cabeça em momentos inoportunos.

Tipos de disco de freio caminhão 

Existem 3 tipos principais de discos de freio, e a escolha está ligada basicamente a dois fatores: a forma como a peça dispersa calor e o modelo do veículo. A seguir, entenda como cada uma funciona.

Disco sólido

Possui estrutura única, fabricada de ferro maciço, material que não tem um resfriamento tão eficiente. Por isso, é o tipo mais econômico dos 3, e é geralmente encontrado em veículos 1.0. 

Disco ventilado

Esse tipo é mais robusto que o primeiro, composto por 2 discos mais finos que se unem por uma câmera interna. Dessa forma, ele realiza a passagem do ar, acelerando o processo de resfriamento. É um modelo encontrado em veículos de maior potência.

Disco perfurado

Como o próprio nome menciona, as perfurações encontradas neste tipo favorecem seu atrito com as pastilhas do freio, garantindo um alto desempenho do sistema. Além disso, ele auxilia no escoamento de impurezas que surgem devido à fricção.

Conheça as opções disponíveis na Anchieta Peças!

Veja agora alguns dos modelos de discos disponíveis na loja. São diversas opções de altíssima qualidade, que garantem a segurança veicular e a preservação do sistema interno. Confira! 

  1. DIANTEIRO FORD F-250 E F-4000 4X4
disco de formato circular em metal com perfurações
  1. DIANTEIRO/TRASEIRO CAMINHÃO MB AXOR 1933 2035 2040 2044
disco de formato circular em metal com perfurações
  1. DISCO DE FREIO DIANTEIRO FORD F-250 F-4000 4X4
disco de formato circular em metal com perfurações
  1. DISCO VENTILADO S/ CUBO VARGA ORIGINAL 2SH615283 RPDI0
disco de formato circular em metal com perfurações

Além disso, aproveite para conhecer outros modelos, basta acessar o catálogo com todos os itens disponíveis na seção de rodas e freios.

Troque seu disco de freio na Anchieta Peças!

Compre agora disco de freio para o seu veículo na Anchieta Peças. Só aqui, você encontra variedade e qualidade por um preço excelente! Então confira nossas condições especiais de pagamento e entrega para todo o Brasil!

Gostou do conteúdo? Compartilhe para informar outros motoristas e acesse o blog da Anchieta Peças para conferir mais dicas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *