DICAS PARA CAMINHONEIROS | 28/12/2021
MEI caminhoneiro: conheça os benefícios
Saiba como funciona o MEI caminhoneiro e quais são as principais vantagens desse modelo de negócio!
Já ouviu falar no MEI caminhoneiro? Recentemente o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP 147/2019). Com autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC), o projeto prevê a ampliação do teto de faturamento dos caminhoneiros para que possam ser enquadrados nos requisitos de Microempreendedor Individual (MEI)
Pensando nisso, a Anchieta Peças preparou um conteúdo especial sobre o tema, para que você possa tirar todas as suas dúvidas e entender quais as vantagens e desvantagens do MEI para caminhoneiro. Boa leitura!
Mas, afinal, o que é MEI?
MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, um modelo de negócio de natureza simplificada. Foi criado em 2009 com objetivo de formalizar profissionais autônomos e pequenos negócios, dando-lhes o direito de possuir CNPJ.
Como funciona o MEI caminhoneiro?
Para um caminhoneiro se tornar MEI, é necessário se enquadrar em alguns dos critérios de transporte permitidos nesse modelo. Então veja as categoriais permitidas.
- Transportadores municipais de carreto (carga não perigosa).
- Transporte de mudanças;
- Transportadores escolares;
- Transporte municipais de passageiros (frete);
- Caminhoneiros de cargas não perigosas;
4 vantagens de ser tornar caminhoneiro MEI
Os benefícios de se tornar MEI são inúmeros, mas o que mais pesa são as contribuições fiscais, ou seja, você terá muita economia no bolso. Então, confira agora 4 principais vantagens desse modelo.
1. Segurança e credibilidade
Ter um CNPJ ativo e regularizado garante mais segurança, permitindo a emissão de notas fiscais que comprovem a prestação do seu serviço. Além disso, a formalização poderá abrir portas para o relacionamento com grandes empresas, possibilitando um aumento dos contratos de trabalho.
2. Possibilidade de negociação
Além de garantir maior credibilidade para o seu negócio, você poderá negociar descontos e usufruir de vantagens visto que muitas empresas trabalham com descontos para pessoas jurídicas.
3. Direito aos benefícios previdenciários
Formalizando seu negócio e pagando corretamente seus impostos, você também garante todos os recursos previstos por lei. Dessa forma, os benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, aposentadoria, pensão por morte e auxílio–doença são seus por direito.
4. Redução da contribuição ao INSS
Se você trabalha de forma regularizada como autônomo, a contribuição ao INSS é 20% sobre os rendimentos do mês. No entanto, como MEI, essa taxa cai para 11% sobre o salário-mínimo, ou seja, um desconto de quase metade do percentual.
Como se tornar MEI?
Se interessou e deseja tirar o MEI para caminhoneiro? Então, veja como é esse processo é super simples e o melhor, tudo muito rápido e feito pela internet.
Acesse o Portal do Empreendedor do Governo Federal e siga o passo a passo para se formalizar como MEI. Por isso, separe os documentos a seguir:
- CPF e RG (ou CNH);
- Título de eleitor;
- Documento do veículo;
- Comprovante de residência.
Conte com a Anchieta Peças para manter seu caminhão sempre em dia!
Agora que você já sabe como tirar o MEI caminhoneiro, que tal dar uma atenção ao seu veículo e deixar tudo pronto para as próximas viagens?
Por isso, a Anchieta Peças oferece os melhores equipamentos para deixar o seu veículo pronto para pegar a estrada. Temos uma enorme variedade de peças, as principais marcas do mercado com o melhor preço. Então confira todas as promoções da nossa loja on-line e aproveite!
Gostou do conteúdo? Então compartilhe para informar outros motoristas e acesse o blog da Anchieta Peças para conferir mais dicas!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *