Categorias | 22/03/2022
Pastilhas de freio: saiba a hora de trocar com a Anchieta Peças!
Que as pastilhas de freio são fundamentais na prevenção de problemas e acidentes na estrada você já possui conhecimento, mas identificar o desgaste dessas peças, você sabe?
Para te auxiliar a diagnosticar, a Anchieta Peças preparou esse artigo com algumas dicas de como saber a hora certa de trocar as pastilhas de freio do seu companheiro de estrada. Acompanhe!
Por que é importante se atentar às pastilhas de freio?
Componentes fundamentais para os sistemas de freio a disco, as pastilhas de freio fazem parte da grande maioria dos veículos trafegando por aí – sejam eles de passeio ou de grande porte, como os caminhões e ônibus.
Com o passar do tempo, a pastilha de freio tende a sofrer com o desgaste, principalmente por conta do atrito sofrido junto ao disco e a consequência disso é uma deficiência na hora da frenagem.
Então, fica claro que as pastilhas de freio em bom estado são mais do que importantes, pois não afetam só o desempenho do veículo, mas principalmente a segurança de quem conduz.
Sendo assim, é imprescindível manter-se atento a eventuais necessidades de troca e sempre optar por produtos da mais alta qualidade.
Como identificar que está na hora de trocar as pastilhas de freio?
Alguns fabricantes disponibilizam aos seus clientes no manual dos veículos um período médio para que a troca da pastilha de freio seja realizada. O empecilho disso é a variação de tempo que ocorre de acordo com o volume de uso do veículo e até das condições de locais que circulam.
Então, para o condutor se atentar a eventuais sinais de desgaste, os principais indícios são esses:
Atenção aos ruídos
Sem dúvidas esse é um dos sinais mais comuns que as pastilhas de freio apresentam quando não estão em pleno funcionamento. Quando nota-se o ruído ao frear, significa que a superfície da pastilha apresenta um desgaste tão grande que já atingiu a parte metálica.
Então, o som agudo que surge nada mais é do que o atrito do metal da pastilha com o disco. Nesse caso, a solução é efetuar a troca das pastilhas o mais rápido possível.
E não se esqueça: a demora para trocar danifica o disco de freio, já que o atrito aumenta e ele não foi feito para esse tipo de situação.
Pedal está muito baixo? Preste atenção!
Esse é um fator clássico. Se o pedal do freio está afundando ou muito baixo, é sinal de que está na hora de realizar a troca.
Essa situação ocorre quando as pastilhas de freio já estão em um nível de desgaste elevadíssimo. Dessa forma, a pressão entre pastilha de freio e disco aumenta muito. Então, ao pisar no pedal, as pinças precisam percorrer uma distância maior para se fechar, o que faz o contato entre uma e outra.
No primeiro sinal de falta de firmeza no pedal, visite o mecânico de sua confiança e realize o diagnóstico.
Embora outros problemas com o freio também possam fazer com que o pedal fique baixo, há uma grande probabilidade de que a causa seja a pastilha de freio. No entanto, é sempre importante investigar melhor, com o auxílio de um mecânico.
Se uma luz acender no painel, fique atento!
Mesmo sendo uma das maneiras mais fáceis de diagnosticar, não são todos os modelos que contam com essa função. O sensor capaz de detectar a deterioração das pastilhas de freio está presente em veículos mais modernos, por exemplo.
Agora, se o seu veículo possuir esse recurso, fique sempre atento às indicações do painel. Assim, caso a luz indicativa das pastilhas esteja acesa, certamente é hora de substituir. A tecnologia está aí para auxiliar.
Então, não ignore esse sinal e faça a troca o quanto antes.
Existe algum modo de prevenir o desgaste das pastilhas de freio?
A troca da pastilha de freio é a atitude mais recomendada sempre que algum dos sinais citados acima são percebidos. Porém, há alguns cuidados que podem ser adotados para que elas durem mais e essa troca não seja tão recorrente.
Todavia, existem alguns cuidados básicos que podem ser adotados pelos motoristas para que elas durem mais e sua substituição seja menos recorrente.
A troca do fluido de freio em uma média de 10 mil quilômetros rodados é uma excelente alternativa para aumentar a durabilidade da pastilha. Além disso, utilizar o freio motor quando possível pode auxiliar também.
Não perca tempo! Troque suas pastilhas de freio na Anchieta Peças!
Agora que você já tem entendimento sobre a importância das pastilhas de freio e da necessidade dos cuidados com o caminhão, é hora de buscar acessórios que preservem o seu companheiro de estrada!
Confira os produtos que são recomendados por quem entende de verdade do assunto:
PASTILHA DE FREIO DIANTEIRO/TRASEIRO MERCEDES BENZ
PASTILHA FREIO TRASEIRO VW AMAROK V6 HIGHLINE 3.0
JOGO PASTILHA FREIO DIANTEIRO / TRASEIRO COBREQ MBB
Achou legal? Então, aproveite as excelentes condições de pagamento da Anchieta Peças e adquira um kit completo de pastilhas de freio com ótimas condições de pagamento. Além disso, nos pedidos acima de R$100, o frete para a Grande São Paulo é grátis*!
*Consulte condições!
Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe para informar outros motoristas e acesse o blog da Anchieta Peças para conferir mais dicas!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *