BLOG ANCHIETA PEÇAS

Dicas e informações para acompanhar você na estrada

Categorias | 24/02/2022

Reduza o ponto cego do caminhão com o blog da Anchieta Peças

O ponto cego do caminhão é uma preocupação constante dos caminhoneiros.

Aliás, quem dirige o dia inteiro entende bem os perigos que os pontos cegos do caminhão podem ocasionar, principalmente dentro das cidades.

Devido à sua dimensão, os pontos cegos de um caminhão são maiores, mais frequentes e requerem atenção e cuidado redobrado por parte do caminhoneiro.

Consciente dessa situação vamos abordar neste artigo os perigos do ponto cego em caminhões e disponibilizar dicas para evitá-lo. Acompanhe:

Quais são os trechos com mais pontos cegos do caminhão?

O lado direito do veículo possui menor visibilidade, o que a torna uma zona perigosa para o condutor. Por exemplo, se uma moto se encaixa nesse ponto cego e o caminhoneiro não percebe, ao realizar uma curva ele poderá colidir com o motoqueiro.

Além desse trecho, existem outros que exigem maior atenção do condutor:

  • Região ao final da cabine dos dois lados;
  • Do lado direito da cabine, onde a área de ponto cego é maior;
  • Atrás do caminhão, a poucos metros do final da carreta ou baú;
  • Próximo à dianteira da cabine;
  • Em diagonal à dianteira da cabine.

Mantenha os retrovisores sempre regulados

Sempre que for iniciar a sua viagem preste atenção nos dois retrovisores do caminhão, o do seu lado e o do outro lado da boleia.

Verifique se em cada um deles você consegue visualizar a traseira do caminhão. Aliás, como vimos anteriormente, essa é uma parte com maior incidência de ponto cego no caminhão, portanto merece atenção redobrada.

Foco na limpeza dos retrovisores

Sem dúvida a limpeza faz muita diferença em relação ao ponto cego do caminhão. Uma mancha, por exemplo, pode fazer o condutor se confundir, pensando ser algo diferente.

Por isso, sempre higienize os espelhos dos retrovisores com um pano. Há diversos produtos no mercado que auxiliam na visibilidade dos espelhos mesmo em dias de chuva forte.

Uma alternativa é fazer uso desses produtos periodicamente ou aplicar um espelho menor convexo em direção ao ponto cego, ampliando a visão do próprio condutor.

Invista na segurança

Se mesmo adotando medidas como reposicionamento do banco, regulando e limpando os espelhos você não consegue ter melhor visão do veículo, outra alternativa é investir e ampliar a segurança no seu caminhão.

Com as tecnologias presentes no mercado é possível instalar uma câmera de ré, o que facilita no controle e na diminuição do impacto do ponto cego do caminhão.

Esse artifício dá a opção visual de enxergar a traseira da carreta ou do baú, proporcionando ao motorista maior alcance visual na hora de manobrar, por exemplo.

Caso esse não seja seu foco no momento, opte pelos espelhos convexos pequenos de ponto cego. São facilmente encontrados, possuem menor valor e ainda oferecem excelente custo-benefício.

Espelho convexo de ponto cego é só na Anchieta Peças!

Agora que você já tem maior entendimento do perigo do ponto cego em caminhões, é hora de buscar acessórios que te ajudem a fugir dos riscos que o ponto cego pode ocasionar.

Por isso, confira a seguir, alguns dos produtos que são recomendados por quem entende de verdade do assunto.

VIDRO ESPELHO CONVEXO FABBOF

Vidro Espelho Convexo l LS l Blog Anchieta Peças

ESPELHO RETROVISOR CONVEXO VOLKSWAGEN

Ponto cego do caminhão l Espelho Retrovisor Convexo l Blog Anchieta Peças

ESPELHO RETROVISOR CONVEXO LS

Achou legal? Então, aproveite as excelentes condições de pagamento da Anchieta Peças e compre um espelho convexo de ponto cego com ótimas condições de pagamento. Além disso, nos pedidos acima de R$100, o frete para a Grande São Paulo é grátis*!

*Consulte condições!

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe para informar outros motoristas e acesse o blog da Anchieta Peças para conferir mais dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *